top of page

Minha maravilhosa avó!


Espero que para aqueles que lerão este post, não seja muito esforço se lembrarem de seus avós! Eu tenho a felicidade de aos 37 anos ter uma divertida avó de 86 anos! Dona Yolanda é muito, muito importante na vida de todos os seus netos. São quatro netos; um homem e três mulheres. Todos nós temos a nossa avó como um exemplo de vida, a começar pelo fato de que ela sempre respeitou sem interferências a educação dada pelos nossos pais. ELA NOS EDUCOU SIM, MAS SEGUINDO SEMPRE OS VALORES E PRINCÍPIOS DE NOSSOS PAIS. Nunca vi minha avó passar a mão em nossa cabeça enquanto nossos pais nos repreendiam por algo errado. ELA REFORÇAVA SUAS ATITUDES, FORMANDO UMA CORRENTE CLARA, PARA NÓS CRIANÇAS, DE QUE OS ADULTOS ESTAVAM EM SINTONIA COM NOSSA EDUCAÇÃO! Sobre a diversão, esta havia em profusão! Os dias de chuva, maravilhosos dias de chuva, em que marchávamos ao redor da vovó cantarolando: Queremos bolinhos de chuva! Como eram sequinhos, macios, com açúcar e canela! Crescemos ouvindo suas expressões em italiano. Palavras que só ela entendia, mas sempre dávamos muitas risadas com esse jeito de falar! Nossa avó nunca precisou dar sermões, pois os exemplos estavam ali presentes para vermos todos os dias! A delicadeza e educação com as pessoas, descrição, gentilezas, suas receitas deliciosas , o rádio ligado nas notícias do dia, enfim, aprendemos com ela a amar o cotidiano simples que a vida nos proporciona. Olhar seus atos singelos ao presentear as pessoas com lembranças delicadas, bordados feitos por suas próprias mãos, verdadeira expressão de sua gratidão. Não reclama da vida, sempre a celebra constantemente! Esta é minha avó; e por este motivo nós estamos sempre ao seu redor. Não porque ela é “parente”, porque é mãe de minha mãe, mas porque ela faz a diferença por onde passa. Porque estar ao seu lado é agradável e nunca, nunca foi uma obrigação. Hoje, com quatro bisnetos, três meninos e uma menina, tenho certeza de que ela se sente completa e sempre me diz: Viver é bom demais! Eu adoro a vida! Nossa "véia louca" como diz meu primo, e ela adora ser chamada assim. Por isso nós também amamos a vida e a maravilhosa vovó Yô.


bottom of page